Os mitos do álcool !

14-05-2012 23:05

Os mitos do álcool |

O álcool é uma substância tão presente na nossa sociedade que reúne alguns mitos ao seu redor. É essencial para qualquer pessoa estar esclarecida acerca de determinadas questões. 

De seguida analisaremos algumas delas: 

O álcool tira o frio? 

A verdade é que o álcool produz uma vasodilatação periférica, materializando-se num enrijecimento da pele e das mucoses dando uma sensação subjectiva de calor. Contudo ao aquecer a pele produz uma diminuição da temperatura com esfriamento interior do corpo. Ou seja não só não aquece como na realidade arrefece 

Abre o apetite? 

É muito frequente o consumo de álcool antes das refeições ( aperitivo ) Este consumo de álcool produz secreções gástricas com movimentos nas paredes do estômago similares á sensação de fome contudo o que pode provocar é falta de apetite, gastrite e um efeito mais rápido do álcool ao se beber de estômago vazio. 

Facilita as relações sexuais? 

Pode ter um efeito desinibidor e até despertar o apetite por sexo. Contudo pode interferir na relação diminuindo a capacidade sexual. Além de que o efeito desinibidor pode levar a uma menor capacidade de reflexão que interfira em questões como a responsabilidade no uso de preservativo 

É um alimento? 

Embora as bebidas alcólicas produzam calorias estas queimam-se imediatamente, não se armazenam e portanto não são válidas com aporte energético. 

É um estimulante ? 

Produz desinibição dando a sensação de que somos mais fortes. Porém é um depressor do sistema nervoso central. Estas falsas sensações são muitas vezes a causa de acidentes de viação. O condutor sente que tudo controla quando todas as suas capacidades de reflexão estão diminuídas. 

Alcoolizado divirto-me mais ? 

As pessoas que crêem necessitar de ingerir álcool ou consumir outras drogas para se divertirem não exercitam a sua criatividade. Muitas vezes vão-se tornando “ pobres “ buscando sensações fortes externamente substituindo e anulando a capacidade de inovação, não procurando alternativas divertidas e estimulantes dentro de si, junto dos seus amigos ou no contexto envolvente. Se por vezes podes ficar alegre e divertido outras podes ficar chato, a vomitar e paranóico obrigando os demais a aturarem-te 

Toda gente bebe? 

É certo que a maioria dos jovens já provou álcool e que muitos bebem em determinadas ocasiões. mas também não é assim tão raro não beber. Provavelmente se recusares beber junto do teu grupo de amigos serás gozado e insistiram para que bebas, porém se te demonstrares seguro da tua decisão e explicares os motivos estes aceitarão sem que fiquem a pensar mal de ti, afinal são teus amigos.

Dra.ª Teresa Henriques